sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O Efeito Estufa

A atividade humana, principalmente a queima de combustíveis fósseis para a obtenção de energia, as indústrias, as queimadas e os meios de transporte, têm liberado uma enorme quantidade de gases para a atmosfera, entre eles o CO2. Segundo alguns estudiosos e cientistas, isso poderia potencializar o “efeito estufa”, provocando um grande aumento na temperatura média do planeta, o que seria catastrófico. Vamos pensar, como exemplo, em um carro, com os vidros e as portas fechadas e estacionado no sol do meio dia. Nele, os raios ultravioletas do sol, conseguiriam atravessar o vidro, e assim, se chocar contra os bancos, a direção, o painel, e então refletir. Só que agora o mesmo estaria na forma de calor, e não mais na forma de raio UV, por isso, ficaria aprisionado detro do automóvel, sem poder sair, aumentando assim a temperatura do mesmo.

Esse é o principio do que ocorre em nosso planeta, pois os raios UV, atravessam a nossa atmosfera, mas não conseguem sair devido a poluição (gases tóxicos, principalmente o CO²), que infelizmente é emitida por nós!

Texto escrito por: Bruno S.

Como Tudo Começou...

Período Carbonífero (360 a 286 milhões de anos atrás):

Vamos voltar, há + ou – 300 milhões de anos atrás. Nessa época, chamada de Período Carbonífero, as doses de CO² na atmosfera eram muito maiores que hoje, em função dos milhares de vulcões que existiam, só que nessa mesma época, também conhecida por ter florestas gigantescas, nasciam Samambaias gigantes de 30, á 40 metros, e muito rapidamente. As mesmas viviam em ambientes ácidos, e quando morriam, ao invés de se decompor, como a maioria dos seres vivos (que se decompõe e liberam o CO² que tinham em seus corpos, de volta a atmosfera), as mesmas se CARBONIFICAVAM, ou seja, o carbono que elas haviam retirado da atmosfera para crescerem, era levado junto com elas para a terra, e ali ficavam sepultados. Isso provocou uma enorme transferência do carbono da atmosfera para o solo. E nos oceanos aconteceu o mesmo processo, ou seja, do CO² captado e transferido para o fundo do mar, só que foi feito pelos Fito Plânctons e outros organismos. Com esse processo existem duas fontes de captação do CO², uma no mar, que vai se transformar em petróleo e outra na terra que se transformara em carvão.

Revolução Industrial:

Bom, então nós vimos que o CO² da atmosfera está sendo acumulado nas formas de petróleo e carvão, só que então, milhões de anos depois ocorre a Revolução Industrial, ou seja, um período que aconteceu principalmente na Inglaterra e que foi baseada em eventos sociais, e mudou drasticamente as relações de trabalho, mas para vias de meioambiente, o principal ponto é a invenção da máquina a vapor, por volta de 1750, pois ela foi a primeira máquina inventada pelo homem que era autodinâmica, ou seja trabalhava por si só, sem a ajuda de animais. Mas a mesma precisava de energia, e a energia encontrada era a queima do carvão, com isso o gás carbônico acumulado em forma de carvão, começou a ser queimado, e a voltar para a atmosfera. Em 1906, foi inventado o primeiro automóvel, o FORD T, então começou a se queimar, além do carvão, o petróleo, com isso, as duas fontes de acumulo de petróleo da atmosfera, passaram a ser liberadas. Em 1750, a quantidade de CO² na atmosfera, era de 270 ppm (partes por milhão), ou seja, 0,027% (a cada 1 milhão de partes da atmosfera, 270 eram carbono). Em 1972, numa convenção na Suécia, os ambientalistas, começaram a se preocupar com isso. Eles achavam que quando atingisse-mos 400 ppm, iria chegar o momento crítico, pois bem, hoje a quantidade de CO² é de 420 ppm (em 270 anos, aumentou muito).

Texto de escrito por: Bruno S.

O Efeito Estufa é bom!

A radiação emitida pelo Sol atravessa a atmosfera e é absorvida pela terra e pelos oceanos. Parte desse calor é então refletida para a atmosfera, mas, ao invés de escapar totalmente para o espaço, é retida por essa camada de gases, que servem como proteção, similar a um vidro de estufa, mantendo o planeta aquecido. Esse processo é sem a ação humana. Esse fenômeno existe há bilhões de anos e, se não fosse por ele, calcula-se que a temperatura média do planeta (que hoje é de aproximadamente 15°C),seria em torno de 18°C (33° a menos). Isso significa que teríamos um planeta congelado e inabitável para a maioria das espécies vivas.

Texto escrito por: Bruno S.