quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Como Funciona a Fotossíntese?


É o processo biológico pelo qual as plantas portadoras de pigmentos capazes de absorver a energia do Sol convertem gás carbônico e água em substâncias orgânicas e oxigênio. Logicamente, as ligações C-H dos compostos orgânicos, bem como as que mantêm unidos os átomos das moléculas do oxigênio livre, encerram maior energia do que as existentes.
Dos compostos orgânicos elaborados pela fotossíntese, parte é empregada na organização do próprio vegetal; parte é metabolizada e liberta a energia indispensável à manutenção das atividades da planta, através das reações de respiração ou fermentação; parte é consumida como alimento dos animais; parte é decomposta pela ação de microorganismos (cadeia alimentar); E finalmente, a parte restante passa a fossilizar-se, pode eventualmente servir como combustível. Por sua vez, o oxigênio liberado pela fotossíntese é usado na respiração da grande maioria dos seres vivos. Não é a fotossíntese a única responsável pela manutenção da vida no planeta, porque certas bactérias e fungos, através de quimiossíntese, também sintetizam matéria orgânica.

Um comentário:

Cristiano R. H. disse...

Só ficou devendo a explicação de como funciona a fotossíntese. Um site dedicado a biologia deveria desenvolver mais profundamente os assuntos.